maio 24, 2011

Azulejando



Sonhei com azulejos portugueses, azuis.

Moro em Santos, aqui está crescendo tanto ...

Andava numa avenida, onde do outro lado era de tardinha, e deste era um movimento de cidade grande. Havia uma obra do meu lado esquerdo, e observando o buraco que se abria via mais pessoas quebrando e quebrando para tudo ceder numa galeria subterrânea com azulejos portugueses.

Ai que saudade do Porto, aquele lugar me encantou pacas, queria ter vasculhado mais ... essa cidade constroi muito do que eu tinha de ilusão sobre meus medos do centro, mas há paz (pois foi num dia claro de manhã que eu avistei pela primeira vez, é a que fica).

Azulejos são frescos, seguram por trás deles grande umidade ... o sonho era bem refrescante e molhado, escorria água dos azulejos e muitos estavam quebrados ou com parte de parede colados.

Havia o som do azulejo quebrando, é de partir corações ... um agudo + um grande impacto, cortante.

Mais à frente havia um painel, e uma pilha de azulejos recuperados. Neste lugar seria posto, como obra de arte, um painel-homenagem àquele subterrâneo desativado para dar espaço a algum dos grandes empreendimentos milionários do pré-sal de Santos.

Engraçado o fato de que, a maioria dos grandes empreendimentos daqui, são de posse de um português ambicioso, que dominou Santos, é dono de shopping center, motéis, construtoras e prédios inteiros.

O fato curioso deste dia que me fez lembrar do sonho:

Eu trabalho do lado de uma fotógrafa e designer amiga. Sempre trocamos novidades um com o outro e, neste dia em específico, ela me chamou atenção para uma foto interessante onde habia um casal e uma casa de fachada linda e antiga, toda azulejada ... em preto e branco.

A foto me impactou tanto, que me fez lembrar de todo o sonho para contar aqui.

Taí uma das funções que eu considero as principais para o trabalho de um artista fotógrado: resgatar/materializar, através da imagem, uma memória viva do inconsciente coletivo. Com isso, vou tentando afinar minha visão e enxergar melhor as sutilezas do dia-a-dia.

Bons sonhos.



Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial